PT

Por que às vezes o olho treme?

O que causa o tremor?







De acordo com o médico oftalmologista, Carlos Augusto de Carvalho, esse tipo de espasmo muscular nas pálpebras acontece porque os hormônios ligados ao estresse vão parar no sistema nervoso autônomo. E isso faz com que os estímulos sejam levados para a área dos olhos, provocando contrações involuntárias.

“Geralmente, o paciente está num momento de maior estresse, mas, esses tremores não causam prejuízos para a visão”, afirma o especialista, Dr. Carlos Augusto.

Segundo o médico, a ingestão excessiva de café, álcool, idade avançada, excesso de uso de computadores e celulares, podem desencadear o problema.

Manter uma rotina, com poucas horas de sono, também pode causar o tremor nos olhos. Em suma, porque os músculos dos olhos ficam cansados, por ficarem horas funcionando, sem descanso. Além disso, a falta de vitamina B12, Magnésio e Potássio, junto com a pouca ingestão de água, também podem contribuir drasticamente. Até porque a desidratação enfraquece os músculos. Posteriormente, isso os deixa mais suscetíveis.

Apesar de o estresse ser uma das principais causas do tremor nos olhos, há várias outras doenças oftalmológicas, que podem desencadear o tremor. É o caso da miopia, hipermetropia e astigmatismo, que exigem mais esforço dos músculos oculares. Olhos secos e retinopatia também estão entre os distúrbios oculares, que podem causar os tremores.

Por isso, caso os tremores se agravem, e sintomas como, olhos inchados e vermelhos aparecerem, é aconselhável procurar uma orientação médica.


Usa tu ← → (arrow) claves para navegar